Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O TANTRA E O TEMPO SAGRADO

O TANTRA E O TEMPO SAGRADO

Uma das finalidades do Tantra é o acesso ao tempo sagrado.
E o que vem a ser esse tempo sagrado?
È o  AGORA!  E não dizemos "  o tempo presente", mas sim "o agora",pois o termo "tempo presente" já é algo comprometido na forma linear de ver o tempo. 
As noções de tempo presente, passado, futuro, tempo linear e  tempo relativo não são relevantes no Tantra.

O conceituado professor de yoga, André van Lysebeth, escreveu:“.As noções de tempo linear, cíclico ou sagrado não são explicitadas nem citadas no Tantra na Índia. Simplesmente porque tempo linear é uma abstração moderna, ignorada por eles! E graças ao rito tântrico, os adeptos indianos não têm dificuldade para entrar no tempo sagrado: essa é, inclusive, uma das finalidades do Tantra.”

Como se dá o acesso ao Tempo Sagrado no Tantra?

Esse acesso acontece a partir de uma atitude especial de atenção sem tenção, em que nos mantemos no instante.
Podemos dizer ainda, que é o acesso pela consciência despojada e entregue ao momento em que se vive o mito, o mantra, o yantra, o maithuna , o rito e  a cura ...Entregue ao momento em que se vive o Tantra.

Para o Tantra, só o tempo sagrado é real e é ele que – paradoxalmente – suprime as formas de tempo! De fato, o passado, por ser passado, não existe mais. O futuro, por estar por vir, não existe ainda.”

E Se não existe passado nem futuro, não há expectativas, não há medo...Ao menos ,não deveria haver.

Nas artes marcias ligadas ao Shingon, e aos mestres Shugenshas que ensinam os caminhos tântricos japoneses, obter esta noção de tempo sagrado é condição para o avanço do artista marcial.


Para os tântricos o tempo é o agora. Alguns, não entendendo isto, nos julgarão  incautos, inconsequentes ou irresponsáveis e é justamente o contrário.

A Vida que é um Presente é o presente... Atente para isto!

O Mestre do Mestre dos mestres gostava de cantar uma canção que dizia..“Seres humanos, esta vida é um festival de dois dias”.

Atente para isto, também!


Namaste



Lália Oliveira

tantranobrasil@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário